16/02/2007

Os primeiros passos

Eram 4 da manhã, num bar da Lapa, eu e o Augusto em conversa com Zé Rui Martins, da ACERT: oficialmente, foi-nos dada a possibilidade de apresentar um projecto inédito dedicado à música de José Afonso - uma ideia que vínhamos amadurecendo desde há algum tempo, após a boa recepção que tivemos com os concertos “2 Pontos de Canção”, nos Açores e em Lisboa.
Este ano cumprem-se 20 anos sobre o desaparecimento de José Afonso, é um número significativo - todos os múltiplos de cinco são significativos, no que toca a efemérides! -, e a ideia base é constituir um grupo ambicioso de músicos: dois cantores, piano, guitarra, saxofone, bateria, baixo e um quarteto de cordas, na continuação estética de um projecto que fiz (em conjunto com colegas da Escola Superior de Música de Lisboa) com Carlos do Carmo, dedicado ao fado. A abordagem fará a fusão dos timbres do jazz com a música erudita, partindo da raiz popular da música do Zeca.
O João Paulo Esteves da Silva aceitou partilhar a Direcção Musical comigo, eu asseguro os arranjos.
Os cantores serão a Alexandra Ávila e o João David Almeida. Já agendámos um encontro para escolha de repertório e planificação. A Xana sugeriu “20 Canções para Zeca Afonso”. Fica.
Provavelmente, a “cena musical” vai desdobrar-se em projectos com o mesmo intuito; vamos lá a ver se as nossas “20 Canções” conseguem dizer algo de novo, que vá além de 2007.

Sem comentários: